Racionamento deve acabar logo após o Carnaval
O fim do racionamento poderá acontecer na segunda semana de fevereiro em todo o país. Hoje, o ministro Pedro Parente disse que assim que os reservatórios da região Sudeste e Centro-Oeste atingirem 52% o racionamento deve acabar. “Acho muito difícil que com 52% haja justificativa para manter [o racionamento]”, afirmou o ministro. Para a região Nordeste, o racionamento acaba quando os reservatórios chegarem a 48%.
Segundo a Folha apurou, isso deve acontecer na segunda semana de fevereiro. De acordo com previsão do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico, que gerencia a distribuição de energia), no final de janeiro os reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste estarão com pelo menos 48,2% de sua capacidade. Além disso, eles estarão enchendo a uma taxa de 0,3 ponto percentual por dia.
Se esse ritmo de enchimento se mantiver, em cerca de 13 dias os reservatórios estariam cheios a ponto de o racionamento ser suspenso.
Para o Nordeste, os reservatórios podem chegar ao final de janeiro com 34,9% de sua capacidade. Nessa região, o ritmo de enchimento é um ponto percentual por dia. Se esse ritmo se mantiver, os reservatórios do Nordeste chegam a 48% nível que permite o fim do racionamento_ também em cerca de 13 dias. Assim que os reservatórios das hidrelétricas chegarem nos níveis de segurança estipulados pelo governo, haverá reunião do “ministério do apagão”, que deve decidir pelo fim do racionamento.
Se uma das regiões Sudeste e Centro-Oeste são consideradas uma única região atingir o nível de segurança primeiro, o racionamento pode acabar e continuar onde ainda for necessário.
Os níveis de segurança estipulados pelo governo levam em conta que será possível manter o abastecimento de energia durante todo o período seco maio a novembro sem necessidade de geração termelétrica e uso da energia emergencial.
No verão passado, no entanto, as chuvas estavam abundantes em dezembro e no início de janeiro, mas depois pararam. A falta de chuvas naquela época foi uma das causas do racionamento de energia.