Notícias

Ritmo de digitação identifica usuário

Guarulhos, 06 de agosto de 2002

arteA assinatura digital, reconhecimento da pressão e velocidade com que o usuário tecla, é uma nova forma de proteger sistemas.

A proteção dos sistemas e dados das empresas tem agora um novo mecanismo de segurança: a assinatura digital. A solução, desenvolvida pela Eccox Tecnologia da Informação, consiste na identificação dos usuários das redes através da forma como cada um digita a sua assinatura no teclado do terminal. O serviço está sendo testado pela empresa e estará à disposição dos clientes corporativos na metade de novembro.

A tecnologia utilizada para viabilizar a assinatura digital é a das redes neurais, método em que os programas tentam reproduzir os mecanismos de funcionamento do cérebro humano.

Digitação – A assinatura digital identifica os usuários dos sistemas pela velocidade, ritmo e pressão sobre o teclado na hora de digitar. Nesse caso, além da senha e do login, a tecnologia é mais uma ferramenta de controle do acesso a determinados programas do sistema. “Num terminal de banco, por exemplo, o sistema não seria violado em caso de roubo do cartão do cliente, que contaria com a segurança extra da assinatura digital”, diz o diretor comercial da Eccox, José Garcia da Costa Neto.

Impressão – Segundo Costa Neto, a estratégia era desenvolver uma ferramenta de identificação mais prática e acessível que o método de reconhecimento da íris ou a impressão digital. “Trata-se de uma solução mais barata e ainda inédita no Brasil”, afirma o diretor comercial. A empresa está formalizando uma parceria com a Universidade de São Paulo (USP) para a realização de novas pesquisas, além da própria assinatura digital. A tecnologia será focada em empresas de todos os portes. “Vamos atender desde bancos até pequenas empresas preocupadas com a segurança de seus dados”, diz Neto.

Assinatura – As empresas podem selecionar os programas do sistema que querem proteger com o uso da assinatura digital. “A identificação dos usuários de acordo com essa tecnologia também serve para inibir fraudes, como o uso dos arquivos por funcionários não autorizados”, explica o presidente da Eccox, Maurício da Costa e Silva. De acordo com Silva, estão sendo estudadas ainda outras aplicações da nova ferramenta para os seus usuários.

Testes – A assinatura digital desenvolvida pela Eccox está sendo testada nos laboratórios da empresa. O próximo passo é implantar o sistema, também em fase de testes, no ambiente de uma empresa parceira. Ainda não há estimativas de quanto vai custar o serviço para as empresas interessadas. A Eccox foi criada há 10 anos, em São Paulo, e é especializada no desenvolvimento de softwares de qualidade de códigos de linguagem e de bancos de dados. Entre os clientes da empresa, estão instituições financeiras como Unibanco, Banespa e Santander, além da montadora Fiat e operadora de telefonia Telefônica.

Missão Comercial – A empresa é uma das representantes nacionais a participar da missão comercial do software brasileiro no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em setembro. O programa é coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e tem por objetivo divulgar as tecnologias nacionais.

Isabela Barros