Secretaria de Segurança Pública é oficializada em Guarulhos
A criação da Secretaria para Assuntos de Segurança Pública em Guarulhos foi regulamentada nesta sexta-feira, dia 04 de janeiro. Por meio de publicação no Boletim Oficial do Município, o prefeito Elói Pietá (PT) promulgou a Lei 5769, que também organiza o departamento da Guarda Civil Municipal.
O novo órgão será dirigido pelo ex-secretário de Assuntos Extraordinários, Guaracy Mingardi, que já cuidava das questões de segurança na Administração Municipal.
Com a oficialização, a Secretaria para Assuntos de Segurança Pública deverá implantar uma ampla restruturação no Departamento da Guarda Municipal. O efetivo da corporação será ampliando e passará de 313para cerca de mil guardas, gradativamente.
Desta forma, a atuação dos Guardas de Trânsito será dinamizada, bem como o monitoramento de prédios e logradouros públicos.
Concurso público
O secretário Guaracy Mingardi informa que fará uso da estrutura já montada para a Guarda Municipal. “Vamos contratar um assistente e dois assessores nesta primeira fase”, disse. “Aos poucos vamos completar o efetivo para não ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal”, completou.
Além do remanejamento de guardas e ocupações, a Lei que regula a criação da Secretaria para Assuntos de Segurança Pública prevê a realização de concurso público específico para o desempenho da função de guarda civil municipal.
A criação da nova Secretaria vai aprimorar o intercâmbio com as polícias Civil e Militar e órgãos como a Secretaria Estadual de Segurança Pública e o Ministério da Justiça.