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Seguro previne calote no crediário

Guarulhos, 26 de março de 2002

O comércio de São Paulo está oferecendo até seguro desemprego para não apenas atrair o consumidor como também garantir o recebimento da compra a prazo no caso do cliente perder o emprego.

Na Casas Bahia, a maior rede varejista no País, o cliente que aproveita as promoções de finaciamento sem juros de produtos Brastemp e Consul ganha grátis um seguro contra desemprego, falecimento, invalidez permanente por acidente ou incapacidade física, limitado a seis parcelas de R$ 100. Ou seja, na compra de um produto de R$ 1.200, por exemplo, R$ 600 estão segurados.

Segundo a rede de lojas, o novo serviço, implantado este mês, é fruto de uma pesquisa informal, que comprovou que um dos grandes motivos de inadimplência no pagamento dos carnês é a perda de emprego.

Já o Grupo Pão de Açúcar coloca à disposição do consumidor uma variedade maior de produtos nessa linha. “O objetivo é viabilizar compras mais tranqüilas e dar crédito ao consumidor”, afirma o diretor de marketing de produtos financeiros do grupo, Ricardo Barreto.

Criado em junho de 2000, o Seguro de Proteção Financeira das redes Extra e Eletro – da Cigna Seguradora – pode ser adquirido pelo consumidor no momento da compra. Custa em média R$ 12,00 e, segundo Barreto, geralmente cobre o contrato inteiro de qualquer crediário. “O cliente pode, inclusive, diluir o valor nas prestações”, completa.

Outra opção é a extensão de garantia, da Aon Seguradora, que, desde outubro de 1999, dá aos clientes do Grupo Pão de Açúcar a possibilidade de comprar mais dois anos de garantia, pagando um preço proporcional ao risco do produto – produtos como celulares e lap-tops, por exemplo, são considerados de alto risco.

Este ano, a rede Eletro criou também a aprovação de crédito sem necessidade de comprovação de renda, para mercadorias de até R$ 500, com a intenção de agilizar o crediário.

O seguro premiado Rasgue e Ganhe Barateiro é outro produto lançado em 2002 pelo Grupo Pão de Açúcar. Trata-se de um programa piloto, aplicado em 21 lojas do supermercado Barateiro, na Baixada Santista.

“Por R$ 1,99 o cliente compra um seguro de vida (com até R$ 500 de cobertura e validade de um mês) e concorre a prêmios instantâneos de até R$ 100 e a sorteios de até R$ 3 mil pela loteria federal”, explica Ricardo Barreto. Além dessas opções de produtos para incentivar o financiamento, clientes do Grupo Pão de Açúcar que já fizeram compras anteriormente na rede têm o crédito aprovado mais rapidamente.

Por esse sistema, o consumidor pode comprar na rede mesmo que tenha pendências na Serasa, empresa de análises e informações econômico-financeiras e cadastrais. O que importa, diz Barreto, é ele ter sido bom pagador em crediários feitos no Pão de Açúcar, pagando em dia e cumprindo seu compromisso anterior.

Mila Marques