Sob a sombra de um jogador que não estará em campo, mas que provavelmente será lembrado nas arquibancadas, a seleção brasileira entra em campo pela primeira vez no ano hoje, às 21h40, em Goiânia, contra a Bolívia, no primeiro de uma série de sete amistosos de preparação para a Copa-2002.
Romário, estrela do Vasco, foi preterido pelo técnico Scolari, mesmo tendo sido convocados apenas jogadores que atuam no Brasil. A boa fase do jogador, no entanto, motivou diversas manifestações dos torcedores goianienses em seu favor, o que provocou a ira do treinador.
Atormentado pelo “fantasma” do atacante, Scolari pediu para treinar com portões fechados e chegou a agredir um torcedor com um chute, ontem, na porta do hotel.
Se não terá Romário, o Brasil usará o jogo contra os bolivianos para fazer testes. Oito jogadores foram convocados pela primeira vez. Três deles, o zagueiro Ânderson Polga, o lateral-esquerdo Paulo César e o meia Kléberson, começam jogando.
Durante a partida, outros devem ganhar uma chance, como o meia Kaká, que passa bom momento no São Paulo.
Já sem o peso de ter que conseguir a classificação para o Mundial do Japão e da Coréia do Sul, os jogadores esperam mostrar um futebol mais convincente do que o apresentado nas eliminatórias.
No penúltimo jogo do classificatório, o Brasil foi derrotado pela própria Bolívia, em La Paz, por 3 a 1.
“Com pressão, você faz jogadas sem pensar, quer decidir de qualquer jeito. Agora estamos mais conscientes”, disse o zagueiro Juan.
“O rival pode não estar na Copa, mas, queira ou não, nos ganhou há pouco tempo. Então, tem um clima de rivalidade”, afirmou Juninho.
BRASIL
Dida; Juan, Ânderson Polga e Cris; Belletti, Gilberto Silva, Kléberson, Juninho e Paulo César; Edílson e Luizão
Técnico: Luiz Felipe Scolari
BOLÍVIA
Fernández; Hoyos, Sánchez, Sandy e Colque; Olivares (Justiniano), Torres (Varca), Ibañez e Galindo; Castillo e Botero
Técnico: Carlos Trucco.
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia
Horário: 21h50
Juiz: Antônio Pereira da Silva (GO)