Guarulhos,
22 de
maio de
2002
Com o objetivo de desmistificar o comércio exterior para pequenas e médias empresas de Guarulhos e região, foi realizado nesta terça-feira (21) o Seminário “Exportar para Crescer – Novos Caminhos para o Mercado Externo”, no Open Hall Convention Center. Os realizadores do evento são: Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Guarulhos (Acig), Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo, Campinas e Guarulhos (Sindasp) e Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), o Seminário faz parte do Projeto “Como conseguir US$ 100 bilhões de exportações – Dobrando as vendas externas com as comerciais exportadoras”.
Geral da Mesa de abertura
O presidente da Acig, Anunciato Thomeo Sobrinho, fez a abertura falando da satisfação em estar sediando em Guarulhos o Seminário, já realizado com sucesso na Capital e em Campinas e desejou a todos o encontro de soluções para cada caso e boas oportunidades de negócios. Os demais convidados para a abertura foram Emerson Kapaz, presidente da Subcomissão de Comércio Exterior da Câmara dos Deputados; Robert Schoueri, vice-presidente de Comércio Exterior da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo; Regina Terezin, diretora do Sindasp; José Ulysses Viana Coutinho, Presidente da Associação Brasileira de Empresas Trading, e José Carlos Maruoka, secretário de Indústria e Comércio do Município.
A platéia foi formada por empresários e profissionais do comércio exterior.
No primeiro bloco, José Cândido Senna, discorreu sobre o Projeto DOBRANDO AS VENDAS EXTERNAS COM AS COMERCIAIS EXPORTADORAS. Em seguida, a diretora adjunta do PROGEX – Apoio Tecnológico à Empresa Exportadora e representante do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, Mari Tomita Katayama, fez palestra sobreo Progex e o Sistema de Gestão Integrada, cujas ações estão focadas na adequação do produto nacional às exigências internacionais.
José Cândido Senna e José Roberto Vitorelli, mediadores.
Na parte da tarde os expositores foram: Fernando Barreto Abreu, gerente de Relacionamento de Comércio da Aspen Procwork, sobre o sistema SAP;Bruno Meale, gerente de vendas de cargas expressas da VARIG LOG; Gustavo Fontenelle, Analista de Comércio Exterior Câmara de Comércio Exterior, sobre o Panorama Geral do Comércio Exterior Brasileiro; Vincent Teillère, diretor de Desenvolvimento de Negócios da COFACE Rating – Groupe COFACE, e Mônica Romero, Gerente de Marketing da Seguradora Brasileira de Crédito à Exportação – SBCE, a respeito das garantias de recebimento e redução dos riscos das operações do Comércio Exterior; e Eduardo Martins da Cruz, Presidente do DRY PORT SÃO PAULO, discorreu sobre as operações de acondicionamento, reacondicionamento e montagem de produtos.
Valter Moura (Facesp), Anunciato, Robert Schoueri (Facesp) e José Ulysses V. Coutinho
O evento prosseguiu ainda com a discussão de experiências e de negócios de exportação, abordada por Rita de Cássia Campagnoli Acea, diretora da DAHLL Comércio Internacional Ltda.
José Roberto Vitorelli, diretor de Economia da ACIG, e José Cândido Senna, conselheiro da ACSP, foram os moderadores dos debates.
O gerente de comércio exterior da Associação Comercial de São Paulo, Sidnei Docal, compareceu no encerramento do primeiro dia do Seminário, que teve o patrocínio de Coface, Estrada, Infraero, Global, Varig Log, SAP Proc work, MC Assessoria Aduaneira, Panalpina e Dry Port, bemcomo o apoio de Abece, ACSP, Diário do Comércio, Open Hall, Prefeitura de Guarulhos, Sebrae,Ciesp Guarulhos, Tony Móveis, FIG e UNG. A coordenação geral foi da Contrader Comércio Exterior. Na quarta-feira o evento prosseguecom rodada de negócios entre as empresas e as comerciais exportadoras.