SEST/SENAT promove Seminário
Informar os profissionais das empresas de transporte rodoviário de cargas, que trabalham com produtos perigosos sobre as alterações na Legislação, foi o principal objetivo do “I Seminário Sest/Senat de Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos”, realizado nesta quarta-feira, na Agende.
Segundo o gerente Sérgio Luis Gonçalves Pereira e a coordenadora de Desenvolvimento Profissional Maria Inês Pereira da Rocha, organizadores do evento, o Seminário visa atualizar os gerentes e chefes que atuam em transportadoras que lidam com este tipo de produto sobre as alterações introduzidas na Legislação pela Resolução 420/04 da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres.
O transporte terrestre de produtos perigosos deve ser responsável e seguro, tanto para motoristas, para empresa e para o meio ambiente. A Resolução 420/04, alterada pela Resolução 701/04, traz uma série de novas exigências em termos de sinalização, medidas de segurança, documentação obrigatória, equipamentos para situação de emergência e de proteção individual, entre outras. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União no dia 31 de maio deste ano, e entrou em vigor 60 dias depois. As empresas têm até 30 de março de 2005, para o cumprimento das exigências referentes à identificação das unidades de transporte, unidades de carga e dos volumes. Em caso de desobediência às normas, poderão sofrer pesadas multas, a qual terá o valor dobrado em caso de reincidência.
Por isso, é muito importante que os diretores, gerentes e chefes de transportadoras tenham este treinamento, pois são eles que devem providenciar a nova documentação, os novos equipamentos e toda a adequação necessária. É importante ressaltar que a resolução 420 representa um avanço no que diz respeito à segurança dos motoristas e à preservação do meio ambiente.
Certificados
Compareceram 51 profissionais ao evento, que receberam o certificado do Sest/Senat. O Seminário teve Mário Sérgio Turiani, Gerson Vecchio dos Santos Júnior e Marco Antônio José Lainha como palestrantes. O evento contou com o apoio da Agende, Abiquim, Cetesb, Setcesp, Fetcesp, Revista Caminhoneiro e Safe Truck Driving.
O Sest/Senat – Serviço Social do Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – disponibiliza também cursos e treinamentos para motoristas como direção defensiva, primeiros socorros, MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos) e Reciclagem MOPP. Informações: Unidade Guarulhos: 6431-1347. Unidade Carandiru: 6959-6681.