ACE-Guarulhos

Sistema de Promoção de Investimentos é anunciado

Dentro de 30 dias, a cidade de Guarulhos poderá disponibilizar para as empresas locais o Sistema de Promoção de Investimentos e Transferência de Tecnologia para Empresas (Sipri), do Itamaraty. O convênio foi assinado em 24/04, pelo prefeito Elói Pietá e pelo representante do Ministério de Relações Exteriores, Ricardo José Lustosa Leal, durante o II Encontro com Empresários, promovido pela Prefeitura no Centro de Convenções “Open Hall”, região central de Guarulhos, com o apoio da Acig e do Ciesp Guarulhos.

A abertura do evento foi feita pelo Diretor de Economia da Acig, José Roberto Vitorelli, que colocou à disposição dos empresários presentes a estrutura do novo Departamento de Comércio Exterior da entidade, oferecendo o serviço de emissão de certificados de origem aos participantes.

O Sipri tem por objetivo estimular a atração de investimentos estrangeiros diretos e a formação de parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras que impliquem transferência de tecnologia de ponta para o País. No exterior, integram a rede os Setores de Promoção Comercial (SECOMs) de Embaixadas e Consulados-Gerais brasileiros. No Brasil, um conjunto de instituições, denominadas “pontos focais” atua em parceria com o Itamaraty na divulgação das oportunidades de investimento.

Apoio ao desenvolvimento

Para o prefeito Elói Pietá, o Sipri é mais um instrumento de apoio para o empresariado guarulhense. “Assim como estamos realizando o II Encontro com os Empresários, com o objetivo de democratizar as informações sobre comércio exterior, vamos investir muito em eventos voltados principalmente para as micro e pequenas empresas e estimular o potencial de desenvolvimento local. A qualidade de vida da população depende diretamente do fortalecimento da economia, gerando mais empregos e recursos para investimentos em infra-estrutura urbana e social”, defendeu.

O II Encontro com Empresários, coordenado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento, foi amplamente prestigiado. Com mais de duzentos participantes, foram apresentados por técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Brasil esclarecimentos sobre comércio exterior, abordando serviços, produtos, legislação e a situação brasileira no setor.

Outra participação no evento foi a do gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiesp/Ciesp, Romão Luiz Parolin. Naocasião,Parolin apresentou os serviços prestados peloCINe falou, principalmente, sobre as Missões e Rodadas de Negócios, nacionais e internacionais, que a Entidade relizará no ano em curso. “Para fazermos frente à globalização que nos foi imposta, temos que internacionalizar nossos produtos para não perdemos a soberania, e isso só se faz inserindo-os no mercado externo. Não podemos ter medo de exportar”, concluiu.


O diretor José Roberto Vitorelli e colaboradoras da Acig


Romão Parolin falou sobre a importância da participação nas rodadas internacionais de negócios.


Representante do Ministério do Comércio Exterior proferiu palestra


Romão Parolin (Fiesp), Carlos Henrique M. Ferraz (Dry Port), Antonio Carlos Koch (Ciesp Guarulhos), Samir Nagi Khalil (Sebrae Guarulhos), o assessor e o secretário José Carlos Maruoka (Sica).
Sair da versão mobile