Notícias

Sistema de Promoção de Investimentos é anunciado

Guarulhos, 26 de abril de 2002

Dentro de 30 dias, a cidade de Guarulhos poderá disponibilizar para as empresas locais o Sistema de Promoção de Investimentos e Transferência de Tecnologia para Empresas (Sipri), do Itamaraty. O convênio foi assinado em 24/04, pelo prefeito Elói Pietá e pelo representante do Ministério de Relações Exteriores, Ricardo José Lustosa Leal, durante o II Encontro com Empresários, promovido pela Prefeitura no Centro de Convenções “Open Hall”, região central de Guarulhos, com o apoio da Acig e do Ciesp Guarulhos.

A abertura do evento foi feita pelo Diretor de Economia da Acig, José Roberto Vitorelli, que colocou à disposição dos empresários presentes a estrutura do novo Departamento de Comércio Exterior da entidade, oferecendo o serviço de emissão de certificados de origem aos participantes.

O Sipri tem por objetivo estimular a atração de investimentos estrangeiros diretos e a formação de parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras que impliquem transferência de tecnologia de ponta para o País. No exterior, integram a rede os Setores de Promoção Comercial (SECOMs) de Embaixadas e Consulados-Gerais brasileiros. No Brasil, um conjunto de instituições, denominadas “pontos focais” atua em parceria com o Itamaraty na divulgação das oportunidades de investimento.

Apoio ao desenvolvimento

Para o prefeito Elói Pietá, o Sipri é mais um instrumento de apoio para o empresariado guarulhense. “Assim como estamos realizando o II Encontro com os Empresários, com o objetivo de democratizar as informações sobre comércio exterior, vamos investir muito em eventos voltados principalmente para as micro e pequenas empresas e estimular o potencial de desenvolvimento local. A qualidade de vida da população depende diretamente do fortalecimento da economia, gerando mais empregos e recursos para investimentos em infra-estrutura urbana e social”, defendeu.

O II Encontro com Empresários, coordenado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento, foi amplamente prestigiado. Com mais de duzentos participantes, foram apresentados por técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Brasil esclarecimentos sobre comércio exterior, abordando serviços, produtos, legislação e a situação brasileira no setor.

Outra participação no evento foi a do gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiesp/Ciesp, Romão Luiz Parolin. Naocasião,Parolin apresentou os serviços prestados peloCINe falou, principalmente, sobre as Missões e Rodadas de Negócios, nacionais e internacionais, que a Entidade relizará no ano em curso. “Para fazermos frente à globalização que nos foi imposta, temos que internacionalizar nossos produtos para não perdemos a soberania, e isso só se faz inserindo-os no mercado externo. Não podemos ter medo de exportar”, concluiu.

Margarete_Costa
O diretor José Roberto Vitorelli e colaboradoras da Acig

Margarete_Costa
Romão Parolin falou sobre a importância da participação nas rodadas internacionais de negócios.

Margarete_Costa
Representante do Ministério do Comércio Exterior proferiu palestra

Margarete_Costa
Romão Parolin (Fiesp), Carlos Henrique M. Ferraz (Dry Port), Antonio Carlos Koch (Ciesp Guarulhos), Samir Nagi Khalil (Sebrae Guarulhos), o assessor e o secretário José Carlos Maruoka (Sica).