A fabricante de computadores Intel desenvolveu um software que permite construir computadores que enxergam imagens com profundidade, em diversos planos.
Segundo a empresa, o programa vai ajudar no desenvolvimento de aplicações para reconhecimento de gestos e até mesmo de feições pessoais.
O programa está disponível para download pela Open Source Computer Vision Library (biblioteca de código-aberto sobre visão em computadores), que tem registrou 75 mil download em seu primeiro ano de existência e tem mais de 2.000 usuários registrados.
Os programas atuais identificam imagens como mapas de bits em apenas duas dimensões. O novo código estereoscópico permite ao computador utilizar informações de profundidade para distinguir objetos e superfícies numa imagem.
A interface do programa desenvolvido pela Intel pode ser importada para o Matlab, soft popular entre os desenvolvedores de ferramentas relacionadas à visão dos computadores.
Com processadores mais rápidos e câmeras digitais mais baratas, além de tecnologias de transmissão como o padrão USB 2, permitirão o rápido tráfico de dados para que algoritmos decifrem e trabalhem com imagens em três dimensões no PC.
O download do código pode ser feito no site www.intel.com/research/mrl/research/opencv.