Notícias

Suicídio. Uma violência silenciosa

Guarulhos, 15 de julho de 2002

Cinco em cada cem mil brasileiros, com idade entre 15 e 24 anos, cometem suicídio. Esta estatística está bem longe da realidade uma vez que a violência do suicídio atinge, também, os números (vergonha, motivos religiosos e necessidade de receber pagamentos de seguros de vida fazem com que as família camuflem as informações, distorcendo as estatísticas).

Diferentemente das demais formas de violência, o suicídio tem como agressor a própria vítima; a principal causa, a solidão; e a sociedade como cúmplice.

Há 40 anos o CVV, um programa de prevenção do suicídio do Centro de Valorização da Vida, tem prestado atendimento gratuito, telefônico e pessoal, às pessoas em desespero que ameaçam consumar o suicídio e, também, aos que simplesmente buscam dividir suas emoções com alguém.

No total foram mais de 10 milhões de atendimentos já realizados, a maior parte por telefone, o que faz do CVV, hoje, o sexto serviço telefônico mais procurado do Brasil.

Em setembro de 2001, o Ministério da Saúde, preocupado com o aumento do número de suicídios no país, anunciou a criação de um serviço nacional gratuito de prevenção do suicídio, a partir de um convênio com o Centro de Valorização da Vida.

Com esta parceria o CVV, que hoje conta com 48 postos de atendimento e 2.400 voluntários, tem como meta duplicar seus postos, bem como o número de voluntários, o que possibilitará maior disponibilidade de atendimento a estas pessoas.

A imprensa e o CVV

A imprensa tem prestado um serviço de extrema relevância durante estes 40 anos do CVV. A presença do CVV na imprensa – seja em matérias jornalísticas ou com anúncios em espaços cedidos pelos veículos de comunicação – tem sido a forma de divulgar o serviço e, com isso, diminuir a angústia e o desespero de muitas pessoas.

No ano em que completa 40 anos e, graças ao convênio firmado com o Ministério da Saúde, o CVV deverá aumentar sua capacidade de atendimento. Desta forma, é importante que a presença do CVV na imprensa seja incrementada, a fim de que mais pessoas que precisam desabafar possam saber que o CVV existe, que o serviço é gratuito e que um simples telefonema pode, não só aliviar a angústia mas, principalmente, evitar que um suicídio venha a se consumar.

Próximo Curso de Preparação de Voluntários: dias 20 e 21/07/2002, das 13h às 19h30, à Rua Octavio Nunes da Silva, 33 – Vila Moreira (atrás do Hospital Saúde). Maiores informações pelo telefone 6440-4111.

Posto CVV-Guarulhos / fundado em 1982 Coordenador: Pedro Póvoas