A cada dia que se passa, nos deparamos com a realidade do efeito globalização sobre nossas vidas. Além da estabilidade inflacionaria, nos deparamos com a internacionalização das empresas, a revolução tecnológica, a mudança no perfil do consumidor e do mercado. Em nossos negócios,a pressão por mais produtividade, qualidade e resultados é uma constante. Não basta só competir. É necessário pesquisar e perseguir sempre novas alternativas de aumento de competitividade que resultem em mais participação de mercado, lucratividade e valorização das empresas, sejam estas micro, pequenas, medias ou grandes, e, de preferência, em nível global.
Muitas tecnologias e novos modelos de gestão vêm surgindo como parte dessas alternativas, mas uma das que vem dando bons sinais de eficiência e eficácia, indiscutivelmente, é o Gerenciamento da cadeia de abastecimento – Supply Chain Management. A idéia principal do gerenciamento da cadeia de abastecimento, ou de “suprimento”, ou de “fornecimento” é proporcionar produtos e serviços “sob medida”, com a maior agilidade possível, atendendo os quesitos qualidade e custo-benefício, utilizando ferramentas adequadas e cada vez mais se beneficiando das novas tecnologias obtidas com o advento da Internet, de forma integrada.
As empresas brasileiras apresentam, em sua grande maioria, entraves à devida gestão integrada. É comum nos depararmos, por exemplo, com falhas no fluxo de comunicação entre o “staff” e as gerências, e, pior, entre a empresa e os clientes -;o que representam um grande obstáculo a essa nova tendência de atuação em equipe – “teamwork”; e agir de forma integrada com toda a organização. Gerenciar a cadeia de abastecimento é buscar os resultados através da coordenação e monitoramento de todo o fluxo de produção e distribuição de bens e serviços, juntando todas as partes: fornecedores, fabricantes, distribuidores, clientes e clientes desses clientes, o que remete a um comprometimento total por meio da colaboração permanente entre todos os integrantes dessa cadeia, falando a mesma língua e focada nas necessidades de seu cliente. A idéia é aperfeiçoar todas as atividades relacionadas a esse fluxo, integrando-as de maneira estratégica.
O mercado empresarial brasileiro vem dando sinais de busca por resultados positivos: empresas investem em comércio eletrônico; buscam eficiência na gestão de desenvolvimento e qualidade de seus produtos e serviços; na distribuição; na gestão de custos; na comunicação com seu mercado, etc.,Considerar o conceito Supply Chain é a oportunidade de alavancar os resultados, já que o mesmo abarca todas as ações acima, de forma estratégica e integrada.Informem-se sobre esse tema e comecem a globalizar-se.
José Roberto Vitorelli é Consultor em Logística e Comércio Internacionais eDiretor da ACIG.
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