São Caetano e Atlético-PR repetem feito de Coritiba e Bangu em 1985
Uma final inédita e sem tradição, mas que faz justiça aos dois times de melhor campanha na fase classificatória do Campeonato Brasileiro-01. São Caetano e Atlético-PR, depois de 16 anos, repetem o feito de Bangu e Coritiba, que em 1985 surpreenderam os clubes de maior tradição e decidiram o título do Nacional.
Há 16 anos, o time do sul sagrou-se campeão, conquista que o arqui-rival tem a chance de igualar e assim coroar a ascensão do futebol paranaense.
O time do ABC paulista chega a sua segunda final seguida em Brasileiros, depois de terminar a fase classificatória na primeira colocação, com 59 pontos ganhos, oito a mais do que o Atlético-PR.
Nas quartas-de-final, eliminou o Bahia com um empate sem gols. E, na semifinal, bateu hoje de virada por 2 a 1 o Atlético-MG, em partida disputada sob intensa chuva.
Em 2000, como azarão, o São Caetano classificou-se à grande final da Copa João Havelange, equivalente ao Nacional, contra o Vasco da Gama, que acabou ficando com o título.
O rubro-negro paranaense obtém pela primeira vez a condição de finalista de um Brasileiro. Nas quartas-de-final, também jogando em casa e com a vantagem do empate, superou por 2 a 1 o São Paulo. Na semifinal, eliminou hoje o Fluminense de virada por 3 a 2.
Times emergentes, a condição de finalista garantirá às duas equipes em 2002 vaga nas principais competições nacionais e internacionais.
São Caetano e Atlético-PR garantiram presença na Taça Libertadores da América do ano que vem, juntando-se a Grêmio, campeão da Copa do Brasil, e Flamengo, campeão da Copa dos Campeões.
O time paulista, além disso, está confirmado na Liga Rio-São Paulo para 2002, na vaga do Botafogo-SP, rebaixado neste ano à Série B do Nacional.
A final do Brasileiro-01 será decidida entre duas equipes que têm no conjunto seus pontos fortes _não contam com jogadores renomados, exceção ao experiente atacante Muller, 35, reserva do São Caetano.
Dos finalistas, apenas o lateral-direito Alessandro, do Atlético-PR, já foi chamado pelo técnico Luiz Felipe Scolari para servir à seleção brasileira.
O confronto também será marcado pelo duelo da melhor defesa _São Caetano, com 28 gols sofridos em 29 jogos_ contra o melhor ataque _Atlético-PR, 63 gols marcados em 29 partidas.
O primeiro jogo será no próximo domingo, na Arena da Baixada, em Curitiba. E o de volta, no domingo seguinte, dia 23, no Anacleto Campanella ou no Morumbi (a CBF define nesta semana o estádio).