O reajuste de 19,43% foi autorizado ontem pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
A Piratininga surgiu do processo de cisão da Bandeirante, autorizado pela Aneel em agosto deste ano.
Com a separação, a Piratininga passou a fornecer energia elétrica para 27 dos 55 municípios do interior do Estado de São Paulo atendidos pela Bandeirante.
Segundo a Aneel, no cálculo do reajuste foram retiradas as parcelas referentes aos custos com a operação de cisão e aquela relacionada às contribuições destinadas à cobertura dos custos de implantação do MAE (Mercado Atacadista de Energia). Com esses custos, a tarifa seria reajustada em 20,06%.
Nos reajustes das duas distribuidoras não foi computado nenhum custo relacionado ao racionamento, segundo a Aneel.
Os municípios atendidos pelas distribuidoras são os seguintes:
Bandeirante Energia S/A (1,126 milhão de consumidores) – Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guaracema, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Suzano, Itaquaquecetuba, Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Canas, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jambeiro, Lorena, São Sebastião, São José dos Campos, Pindamonhangaba, Potim, Roseira, Santa Branca, Taubaté, Tremembé, Caraguatatuba, Monteiro Lobato e Jacareí.
Companhia Piratininga de Força e Luz (1,026 milhão de consumidores) – Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Campo Limpo Paulista, Capela do Alto, Ibiúna, Indaiatuba, Iperó, Itu, Itupeva, Jundiaí, Louveira, Mairinque, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Roque, Sorocaba, Várzea Paulista, Vinhedo, Votorantim, Cubatão, Santos, São Vicente e parte de Praia Grande e Guarujá.
Os clientes da Eletropaulo já tiveram reajuste de suas contas em 4 de julho. Eles passaram a pagar 16,61% a mais pela energia que consomem. O reajuste da conta de luz da Eletropaulo foi mais de duas vezes a inflação medida pelo IPCA entre junho de 2000 e maio deste ano, que ficou acumulada em 6,93%.
Esse reajuste, como o da Bandeirante e Piratininga, foi autorizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A Eletropaulo atende a 4,7 milhões de consumidores em 24 cidades do Estado.