Notícias

Tarifas de celulares terão aumento de 9,9%

Guarulhos, 28 de janeiro de 2002

arteAs tarifas dos serviços de telefonia celular subirão até 9,9% a partir de 1º de fevereiro em todas as operadoras das bandas A e B, com exceção da BCP (banda B da região metropolitana de São Paulo) e da TCO e NBT, controladas pela Tele Centro-Oeste Celular. Para a Maxitel, o reajuste poderá ser aplicado somente a partir de abril deste ano.

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Renato Guerreiro, explicou que o reajuste foi calculado de acordo com a inflação acumulada entre junho de 2000 e janeiro de 2001, no valor de 27%, o que levaria a um reajuste entre 15% a 25%. Mas, na hora do cálculo, a Anatel deduz o chamado índice de produtividade, negociado individualmente com cada empresa, variando de 2 a 5 pontos porcentuais. O reajuste médio vale para a cesta de serviços das empresas, como os valores cobrados por habilitação, assinatura, minutos de comunicação, taxa de deslocamento e taxa adicional por chamada em “roaming”.

Na Telesp Celular, o reajuste médio será de 9,24%; Tess, 11,05%; ATL, 18,93% e Telefônica Celular, 8,63%. As tarifas das chamadas feitas de telefones fixos para celulares também terão reajuste de 9,9% a partir de 1º de fevereiro.

A informação é da Gazeta Mercantil.