Telefônica atende solicitação do Procon-Guarulhos em nível estadual
A empresa Telefônica formalizou junto ao Procon de Guarulhos o aditamento do termo de acordo firmado no último dia 25 de junho em reunião realizada na sede do órgão de defesa do consumidor. Segundo a empresa, os consumidores que receberam uma cobrança retroativa de pulsos não faturados referente a chamadas locais e para cidades vizinhas executadas no período de dezembro de 2001 a junho de 2002, terão suas situações revistas.
Apesar da empresa espanhola garantir que estão seguros de que tais chamadas foram efetivamente realizadas e que os valores cobrados são devidos, corretos e passíveis de verificação, as cobranças estão temporariamente suspensas. De acordo com a Telefônica, oportunamente será elaborada uma comunicação específica para esclarecimentos do novo procedimento de cobrança a ser adotado.
Sendo assim, os consumidores que efetuaram o pagamento dos pulsos retroativos através de parcela única, terão a compensação do valor pago na próxima conta telefônica. Já os que receberam a cobrança de forma parcelada e quitaram a primeira parcela, terão a compensação deste valor na próxima conta e ainda terão a suspensão das demais parcelas a serem cobradas. Os consumidores que tiveram o lançamento na conta telefônica (parcela única ou forma parcelada) e ainda não efetuaram o respectivo pagamento, estarão recebendo uma 2ª via da conta com a exclusão da cobrança. Neste caso haverá também a suspensão de eventuais parcelas futuras.
O diretor de Relações Regionais da Telefônica, Evair Morais garantiu que a empresa providenciará a devida comunicação dessas medidas aos clientes envolvidos.
Quanto à desativação do Posto de Atendimento – Guarulhos, a empresa solicitou o agendamento de uma reunião específica para detalhamento do tema.
Todas as informações citadas foram passadas diretamente pela Telefônica ao coordenador do Procon de Guarulhos, Waldemar Tenório que afirmou estar atento ao caso e satisfeito com a decisão.
Sérgio Lessa