Cientes de que não é possível apenas esperar ações pontuais do governo, empresas privadas estão investindo cada vez mais em projetos sociais, de acordo com a pesquisa Ação Social nas Empresas, feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo mostra que, em 2000, as empresas privadas investiram R$ 4,7 bilhões no social e revela que cerca de 40% das empresas que já atuam na área querem expandir suas aplicações.
O estudo traçou um panorama nacional do investimento e da atuação das empresas em ações sociais em 2000. Para a coordenadora-geral da pesquisa, Anna Maria Peliano, os resultados mostram que há injeção de recursos privados no social – o diferencial é que esses investimentos têm fins públicos.
Segundo o estudo, 59% das empresas privadas promovem alguma espécie de atuação social. A maioria promove ações voltadas para a comunidade em que está instalada ou mesmo para seus funcionários. As ações mais comuns são voltadas para a área de alimentação e de assistência social.
O comércio é o setor mais representativo nas ações sociais. De acordo com o estudo, 61% das empresas do setor dão algum tipo de contribuição para a sociedade. O porcentual não é muito diferente, porém, do setor industrial, em que 60% das empresas fazem atividades do tipo. É seguido de perto pelo setor de serviços, cujo porcentual de empresas em atuação semelhante é de 58%.
O perfil da região Sudeste mostra que cerca de 300 mil empresas da região fazem algum tipo de ação social voltada para a comunidade – sendo que a maior parte delas, 59%, está situada no Estado de São Paulo. São, em sua maioria, empresas de pequeno porte: 53% delas. Outras 200 mil empresas dedicam-se a ações para seus funcionários e para a comunidade.
Empresas de grande porte, porém, também estão se importando mais com a comunidade. O estudo mostra que 42% das grandes empresas da região Sudeste promovem algum tipo de ação social.
Anna Maria lembra que, embora o valor investido pelas empresas nessas ações seja expressivo, ele corresponde a apenas 0,4% do PIB.