Vendas pela Internet no País cresceram 51% durante 2001
O mercado de e-commerce brasileiro registrou um aumento de cerca de 51% no ano de 2001. O preço do tíquete médio, que calcula a média de dinheiro gasto pelas pessoas em um site de compras, passou de R$ 166 em dezembro de 2000 para R$ 251 no mesmo período de 2001, numa variação de 51%.
Esse resultado faz parte de uma pesquisa realizada pelo E-bit, que analisa diversos fatores ligados a compra de produtos online. Além da quantidade de produtos comprados, o índice de aprovação dos serviços pelos consumidores também subiu, passando de 79% para 85%.
Esses dois aspectos são muito comemorados pelo mercado. “Os índices mostram que esse é o período mais importante para a Internet comercial”, afirma André Sapoznik, diretor da E-bit.
A pesquisa é feita após as compras e mostra o aumento de pessoas usando esse serviço. Em dezembro de 2000, 18.890 pessoas responderam a pesquisa, enquanto 27.264 deram suas respostas no último mês de 2001, um aumento de 44%.
O número de page views em sites de e-commerce também vem aumentando na mesma proporção das compras. Segundo o instituto de pesquisa Ibope-eRatings, foi registrado um aumento de 114% nas visitas a sites de compra online.
Segundo o analista de Internet da Ibope-eRatings, Alexandre Magalhães tudo indica um aumento do número de negócios feito na Web. “A expectativa é de uma solidificação do mercado e um aumento do número de pessoas que usam a internet regularmente para compras, que hoje é de 42%”, afirmou.