A Visteon Corporation Global foi lançada em 1997 no Frankfurt Motor Show, na Alemanha e é uma das principais fornecedoras “full service” de soluções tecnológicas com foco nas necessidades do cliente. Atuando em 27 países, a empresa possui aproximadamente 80 mil funcionários e tornou-se independente da Ford Motor Company em junho de 2000.
Em 1972 a Ford Motor Company transferiu para o Brasil uma de suas divisões de Eletrônica instalando-se temporariamente em São Paulo e logo em seguida inaugurando uma fábrica no complexo industrial de Cumbica, que recebeu o nome de ARBOR (Auto Radio Brazilian Operations).
A Visteon Arbor possui cinco divisões no Brasil, onde fabrica produtos como: áudio, painéis de instrumentos, peças internas do veículo, peças de motor e partida, sistemas de climatização, de chassis, de entretenimento e multimídia para mais de 20 clientes locais e internacionais.
Sua fábrica possui uma área total de 209 mil m2, com 57.720 m2 de área construída. Na América do Sul a empresa possui 3250 funcionários: 3 mil no Brasil e 250 na Argentina. No Brasil, a Visteon também está localizada em Manaus (Amazonas) e Camaçari (Bahia) – Complexo Ford.
O faturamento da empresa em 2001 foi de US$ 450 milhões. Entre seus clientes estão: Fiat, Ford, Honda, General Motors, DaimlerChrysler, Peugeot Citroën (PSA), Renault, Scania, Toyota, Volkswagen e Volvo. Entre as conquistas da empresa estão: a QS9000, ISO9000ISO14001, o Prêmio Tecnologia MACH MP3 – Universidade da Califórnia – 2001 e Prêmio em Qualidade de Áudio 2001 – J.D. Power e Associados, entre outros. A Visteon é certificada pela Fundação Abrinq como “Empresa Amiga da Criança” e está entre as 10 empresas que se destacaram na área de desenvolvimento de projetos sociais no “Guia Exame de Boa Cidadania”.
“O Prêmio Destaque Empresarial é fruto do nosso trabalho em busca da tecnologia de ponta para exportação desenvolvido ao longo dos últimos quase 30 anos pela empresa, que foi acolhida por Guarulhos em 1973. Neste período, pudemos colaborar para a melhoria da infra-estrutura local contribuindo para a construção de vias, escolas, aumentando a arrecadação de impostos, treinando mão-de-obra e proporcionando emprego para mais de 50 mil pessoas que já passaram pela Unidade em Cumbica. Só temos a agradecer”, avalia o diretor Luiz Fernando Antonio.