Estabilidade e facilidade de uso são os principais ganhos do Windows XP, novo sistema operacional da Microsoft que chega às lojas nesta quinta-feira (25) para substituir as versões atuais Me e 2000.
A Folha Online teve acesso à versão final do Windows XP Professional e, durante cem horas seguidas, realizou testes de desempenho com o sistema. A execução das tarefas é cerca de 10% mais rápida que com o Windows 2000, seu antecessor direto.
Boa notícia: durante todo o tempo, o Windows XP não travou uma vez sequer, mesmo conectado à internet, com oito janelas do Internet Explorer abertas, além de Word, PowerPoint, CorelDRAW e Photoshop funcionando ao mesmo tempo.
Com o novo visual, está mais fácil encontrar programas e mudar as configurações. O Windows XP também deixou mais simples dividir o computador entre várias pessoas “na tela de entrada, os diversos usuários são listados com ícones personalizados. Cada um pode ter sua própria área de trabalho, programas e documentos.
Veja algumas das novidades do Windows XP:
Página inicial
Durante cem horas de testes, o Windows XP mostrou estabilidade
Menu Iniciar
Novo visual deixa documentos à mão e facilita o uso dos programas
Windows Explorer
A navegação pelas janelas do Windows ganhou novo visual e funções
Novos programas
Internet e manutenção do PC ganham novos softs no Windows XP
Requisitos do sistema
XP exige mais velocidade, mas é compatível com softs antigos
Pirataria e ativação
Tire suas dúvidas sobre o novo sistema antipirataria da Microsoft
O Windows XP será lançado em duas versões: a Personal Edition, que substituirá o Windows Me para computadores domésticos, e a Professional Edition, que tomará o lugar do Windows 2000 para máquinas corporativas.
A Folha Online realizou testes com a versão Professional do Windows XP. A instalação segue os mesmos passos da do Windows 2000, e permite que o sistema seja atualizado ou que seja criada uma nova partição para a instalação.
Entre os novos programas estão o Internet Explorer 6.0, o Outlook Express 6.0, o Windows Movie Maker 1.1 e o Windows Media Player 8.0.
A versão Personal fica para trás da Professional por conta do suporte a máquinas com vários processadores ou com vários monitores e pela falta de uma ferramenta de back up, por exemplo.
Foram utilizados dois PCs: um Pentium III de 866 MHz com 64 Mbytes de memória RAM e um Pentim III de 550 MHz e 196 Mbytes de memória RAM.